Proteção contra o VSR já existe no Brasil em 3 opções.

08 de Abril de 2025

Em agosto de 2023, o FDA, órgão regulador dos Estados Unidos, autorizou o uso da vacina contra o VSR (Virus sincicial respiratório) da Pfizer (ABRYSVO) para uso nas gestantes a partir da semana 32 até a semana 36, com o intuito de que a mãe, forneça ao bebê anticorpos que protegerão a criança durante o primeiro ano de vida, contra o VSR. Aqui no Brasil esta vacina também foi autorizada pela ANVISA, a partir do fim do ano passado. Esta foi uma grande conquista da ciência, para ajudar os recém-nascidos a se defenderem desta doença.

Uma segunda opção de proteção aos bebês contra o VSR, foi também autorizado pela ANVISA, a utilização de um imunobiológico, este podendo ser aplicado nos bebês, do nascimento até os 2 anos de idade (Beyfortus) fabricado pela SANOFI, que é um anticorpo monoclonal (imunização passiva), portanto, ao entrar no organismo ele já protege o bebê de imediato, mas este ainda não consegue fabricar estes anticorpos, portanto, não é uma vacina, é um imunobiológico.

Esta proteção com anticorpo monoclonal, dura em média 5 meses, isto se torna importante em todos os bebês, especialmente aqueles que nascem com alguma alteração em suas defesas naturais, colocando estes recém nascidos como um grupo de risco importante.

Vamos entender a importância desta dupla (ABRYSVO + Beyfortus) estas crianças, já começam a ser protegidas pela mãe, que utilizou a ABRYSVO, e depois do nascimento, com os anticorpos naturais que a mãe fornece, depois de viver fora do útero, estas crianças podem receber a imunização passiva, fornecida pelos anticorpos monoclonais (Beyfortus) e assim ter uma proteção robusta contra o VSR pelos 2 primeiros anos de vida.

O VSR é importante inimigo de bebês e também dos idosos, hoje alguns estudos tem sido feitos, mostrando que o VSR, também pode infectar idosos, que também podem ser protegidos por 2 vacinas presentes no mercado brasileiro, e autorizados pela ANVISA, além da ABRYSVO da Pfizer, a GSK também apresenta ao mercado a vacina AREXVY, ambas utilizadas pelos idosos, para proteção contra o VSR.

Portanto, o mercado brasileiro apresenta hoje nas clínicas privadas de vacinação estas 3 opções, de proteção contra o VSR. Converse com seu médico, quais as melhores opções para proteção da sua família.