Qual a importância da prevenção em SAÚDE

16 de Janeiro de 2024

O grande objetivo da prevenção em saúde, é melhorar a qualidade de vida, mantendo um estilo de vida mais saudável, com atividade física, boa alimentação, um descanso adequado, sem vícios. Podemos viver por mais tempo, e mantendo atitudes preventivas, é possível minimizar surpresas e, evitar situações de emergência. Vamos tentar um exemplo simples, uma pessoa fumante, se fizer um raio X de tórax todos os anos, pode auxiliar os profissionais da saúde, a observar o aspecto do pulmão e se necessário, atuar antes que algo pior aconteça, como uma suspeita de câncer do pulmão. O tratamento de qq doença, tem um custo financeiro com medicamentos, utilização de instituições de assistência hospitais, fisioterapia, diagnóstico, etc, e profissionais habilitados nestes procedimentos.

Quanto mais breve possível, houver o conhecimento da doença, mais fácil e maior a probabilidade de um tratamento mais simples e menos agressivo. Certamente um raio X, pode desencadear uma suspeita e evitar um tratamento hospitalar mais longo, procedimento mais simples e muito mais barato, financeiramente e socialmente falando. Portanto, esta pessoa será curada num tempo muito menor, voltando logo à sua atividade profissional.

Outro procedimento preventivo, são as imunizações, as vacinas são utilizadas quando a pessoa está saudável, e pode se proteger contra doenças que podem ocorrer, se ela não tiver o sistema imunológico preparado, para que a patologia não ocorra, ou ocorra de uma forma muito mais branda e com pouca ou nenhuma interferência na sua vida, e pode impedir que haja uma disseminação desta doença, para outras pessoas próximas (família, trabalho, convívio social).

As clínicas privadas de vacinação, possuem algumas estratégias e experiência de atuação, na utilização de vacinas em entidades e empresas, que podem e devem ajudar aos empresários e grupos específicos (exemplo, associações, condomínios, escolas, sindicatos, etc). Atuando com finalidade de facilitar, os procedimentos de alcançar a cobertura vacinal de uma população específica, em tempo hábil e com alcance facilitado, atuando dentro do ambiente seja de trabalho, de localização, no horário específico onde aqueles que precisam ser protegidos, estarão para que o fato ocorra sem desperdício de tempo, e no conforto necessário. Muitas vezes, vacinas que não estão disponíveis nos sistemas públicos, são também utilizadas para esta proteção extra, que pode e deve complementar a imunização básica, dentro dos padrões mais modernos, com imunizantes atualizados que são autorizados pela ANVISA para ampliar a cobertura vacinal.

Um grupo bastante importante em situações que esta imunização pode ser de grande importância, é o grupo dos idosos que podem se beneficiar de vacinas como a gripe em alta dose, para idosos e adultos com comorbidades que podem estimular com mais, o sistema imunológico destas pessoas. Vacina esta já utilizada há alguns anos em outros países e demonstraram, uma ocorrência menor de internações nestes indivíduos pela gripe, também, por outros motivos, que a gripe pode levar como descompensações nos cardiopatas, diabéticos, asmáticos e outras comorbidades do tipo autoimune e tumores.

A utilização de procedimentos preventivos, pode levar a um maior investimento imediato, que com certeza leva a menores custos no longo prazo, como já foi demonstrado em anos anteriores, e que cada segmento empresarial ou grupo de interesse, pode avaliar a importância do absenteísmo dentro de cada instituição, ou o presenteísmo, aquele indivíduo que vai trabalhar, mas pode ter menor produtividade com a preocupação de um familiar que ficou doente e a possibilidade de sequelas futuras Exemplo infertilidade em adultos jovens que tenham catapora na adolescência.

Orientação sobre imunizações em instituições e empresa, viagens, ou doenças preveníveis por vacinas e vacinações sazonais, podem ser importantes e estamos a disposição para maiores esclarecimentos (meningites, doenças pneumocócicas, zooster, HPV, e outros)


Dr. Antônio Carlos Guedes Praça CRBm-1 nº 1615
Biomédico

Especialista em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Médica.

Conselheiro da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVac) como um dos 3 representantes da região Centro-Oeste.

Diretor da Immunitas Vacinas, Clínica de Vacinas em Dourados (MS).


Immunitas vacinas

R. Oliveira Marques, 2370 - Jardim Central - Dourados (MS) CEP 79805-021?

(67) 3421 0091 - técnica 984714733 - recepção (67) 984110091 whatsapp

www.immunitas.com.br

[email protected]

de segunda a sexta das 8 - 18 hs; direto com funcionamento na hora do almoço.
e aos sábados 8 - 12 hs